segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Reatividade!


“Somos seres capacitados para grandes realizações. Possuímos um sistema inteligente, comandado a partir de nosso cérebro, capaz de fazer coisas inacreditáveis. Nenhuma tecnologia mecânica consegue reproduzir artificialmente a nossa inteligência natural. O nosso cérebro supera qualquer computador mecânico, qualquer inteligência artificial, por mais avançada que seja. A capacidade de processar informações em nosso cérebro é tão grande que, comparativamente, o cérebro de um pequeno pássaro já supera toda essa tecnologia artificial existente hoje no planeta somente com uma operação de pouso; agora, imagine nós, que já alcançamos níveis mais elevados de evolução! Nenhum cérebro eletrônico consegue, nem conseguirá, nos superar em nossa capacidade de processar informações. Isso porque somos nós que os criamos e porque evoluímos constantemente; nós pensamos e criamos pensamentos. Esse atributo só é alcançado por um cérebro comandado por uma consciência minimamente evoluída. Quanto mais por uma consciência plenamente desperta, iluminada!
E você sabe de tudo isso. Sabe também que pode mudar a sua vida quando quiser e que pode comandar as suas ações, mas continua apenas reagindo a estímulos externos. Se alguém o(a) elogia, responde com gratidão, mas se o(a) criticam reage com indignação e aborrecimento. Viver reativamente é estar adormecido(a) na inconsciência, ou seja, não saber o que se passa consigo mesmo(a).
É assim que você funciona?
Há que se dominar as paixões e os impulsos instintivos se se quiser entrar no reino da consciência plena. Consciência plena é iluminação. Eu sei que pode não ser isso que você deseja agora, pois há ainda muitas coisas mais importantes a fazer, e muitos outros desejos a satisfazer. Mas é bom ir já pensando numa forma de facilitar as coisas antes que a vida se encarregue de empurrar você com a força de um furacão.
Saindo da reatividade, você assume a condição de uma consciência desperta que tudo percebe e comanda as sua ações a partir do centro dessa consciência. As respostas passarão a ser genuínas, verdadeiras e suas, e não mais reações instintivas a partir do emocional.
Quando você conseguir dominar o corpo, a mente e as emoções, terá alcançado o estágio mais importante: a consciência do espírito. O pleno domínio do espírito sobre a matéria. Quando o espírito domina a matéria, a escravidão pelo sofrimento acaba. Você se torna um ser livre. Para isso é preciso aceitar a realidade, desapegar-se das coisas materiais e emocionais, parar de lutar contra o fluxo natural da vida e aproveitar a sua força propulsora para progredir e evoluir. Parar de reagir; agir por vontade própria e estar perceptível a tudo o que se passa em sua existência.
Tudo é muito mais fácil quando se aceita a realidade; quando se quer ampliar o nível de percepção e se deseja cada vez mais; quando se deseja cada vez menos. Desejar mais e desejar menos não estão em contradição. Desejar mais é buscar o valor maior, a pérola que guarda o único valor perene; desejar cada vez menos é desapegar-se dos valores momentâneos do mundo. A pérola você levará sempre consigo, para onde for, em qualquer dimensão que estiver, já os valores momentâneos do mundo serão deixados aqui, pois eles só pertencem a este mundo. Eles são para ser desfrutados e não possuídos!
Construir o seu destino significa saber usar com inteligência as forças da vida a seu favor.”

Nenhum comentário: