sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Um amor de viúva


Nós geralmente não pensamos na possibilidade de viver sozinhos, especialmente quando estamos casados. Contudo, sabemos que ninguém nasceu para viver eternamente e, certamente, um dia, um dos cônjuges partirá e o outro passará a viver um estado de vida, que chegará de repente, sem ao menos lhe dar opção de escolha: A viuvez.
Algumas pessoas – após o convívio com o cônjuge partilhando alegrias, dificuldades e desafios, vivendo os mesmos objetivos – nos dão a impressão de que o tempo de vida comum a dois as fez viver quase que como “siamesas”. Essas pessoas não conseguem se imaginar sozinhas. Embora
tendo ainda filhos por perto, o viúvo nem sempre conseguirá derrotar a solidão, a qual muitos não desejam ter como parceira de vida. O desejo de ter alguém para conversar ou partilhar coisas comuns do dia-a-dia – o que é trivial na vida conjugal – fará com que o viúvo aspire a partilhar seus dias com outra pessoa. E decidir-se por viver um novo amor parece ser uma experiência tão desafiante quanto foi aquele momento de conquistar a primeira namorada.
A maturidade nos dá certeza sobre aquilo que buscamos. Mas quando seria o melhor momento para se dispor a viver um novo relacionamento após a viuvez? E como trabalhar com o ciúme dos filhos ao verem o pai ou a mãe inclinada a viver o namoro? Os amigos podem opinar e, como sempre, alguns serão contra e outros, a favor. Mas, assim como não há um programa pré-definido para o coração de um jovem começar a se apaixonar, a recíproca é verdadeira para os viúvos, que maduros na experiência de vida a dois, ou até mesmo com filhos crescidos, desejam voltar a viver a partilha de seus sentimentos.
Algumas pessoas levam anos para se decidir a viver
um novo amor, outras, meses e algumas preferem, por opção, continuar vivendo seu estado de viuvez.
Namorar alguém para substituir o amor da pessoa falecida, por quem ainda nos sentimos apaixonados, não parece ser a solução mais fácil. Da mesma forma, se alguém busca encontrar no namoro uma pessoa que venha a ocupar a lacuna deixada pelo (a) falecido (a), certamente não conseguirá viver a plenitude desse relacionamento.
Cada pessoa é única em si e com cada uma delas com as quais convivemos temos experiências próprias e únicas. Dessa maneira, acredito que a experiência com uma nova pessoa somente para curar as dores da perda, utilizá-la como “curativo”
para o coração “partido”, ou fazer do namoro uma sessão de terapia, não será a solução perfeita. Pois qual namorado suportaria ouvir a namorada falar por horas a fio sobre o ex-namorado?
A vivência do namoro oferece aos jovens, adultos e viúvos a oportunidade de viver a chance de abrir o coração para um novo amor, mesmo que já tenham vivido parte da vida casados com uma outra pessoa.
Ter a certeza e o conhecimento de que se deseja viver um novo namoro com alguém que poderá se tornar seu cônjuge no futuro, imagino ser objeto principal na tomada de decisão. Assim, o viúvo apaixonado, tal como os filhos, não devem ver a namorada como uma “estepe” que veio substituir o lugar da falecida, mas uma nova pessoa, com a qual, juntos, poderão construir uma nova vida conjugal e familiar.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Nem sempre


“Nem sempre podemos ter um amigo por perto, nem sempre podemos desabafar, nem sempre podemos partilhar, nem sempre...?? Depende de quem temos em mente! Se pensarmos em Deus então temos sempre um amigo bem perto, sempre disponível para nos ouvir e ajudar, e independentemente da situação e do problema, Ele nos dá alento a continuar, dizendo: Não temas, não sintas medo, não tenhas receio, confia, porque Ele é conosco, o amigo sempre presente! Reparem na escolha do verso "SER" e não "ESTAR". Este último prende-se com estados, com situações pontuais, mas o primeiro verbo é bem mais intenso e transmite, sem dúvida, uma idéia de permanência!”

terça-feira, 26 de agosto de 2008

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Abecedário da vida

O abecedário da vida começa com o amor, que, aliado à bondade, formam a caridade. Dedicação, esperança e fé em Deus surgem a seguir, de imediato, para a formação da grandeza espiritual do ser humano que deseja palmilhar o caminho do infinito em busca de Jesus. Essas poucas letras da cartilha da vida precisam ser estudadas e aplicadas, pois Deus dá ensejo a que todos possam conhecer a verdadeira estrada da paz, da fraternidade e do amor universais.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A mais forte das Armas

- Qual a mais forte das armas,

A mais firme, a mais certeira?

A lança, a espada, a clavina,

Ou a funda aventureira?

A pistola? O bacamarte?

A espingarda, ou a flecha?

O canhão que em praça forte

Faz em dez minutos brecha?

- Qual a mais firme das armas?

- O terçado, a fisga, o chuço,

O dardo, a maça, o virote?

A faca, o florete, o laço,

O punhal, ou o chifarote?

...A mais tremenda das armas,

pior que a durindana,

Atentai, meus bons amigos... se apelida:

- a língua humana!

domingo, 17 de agosto de 2008

Não há


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Canto à Amizade


Os amigos verdadeiros
Não se compram nem se vendem
São a luz de candeeiros
Que nas vidas se acendem ...

Amigos que são do peito
Mesmo em difíceis caminhos
Vendo em nós qualquer defeito
Nunca nos deixam sozinhos...

As amizades sinceras
Nunca falsas nem fingidas
São constantes Primaveras
A florir as nossas vidas...

A amizade é sentimento
Que habita nos corações
Devia ser um fomento
A motivar multidões...

Quem comungar a amizade
Genuina e verdadeira
Sente em si felicidade
Que ilumina a vida inteira.

Do belo que a vida tem
A maior preciosidade
É dar e obter d'alguém
A verdadeira amizade !...

Amigos que são do peito
Mesmo em difíceis caminhos
Vendo em nós qualquer defeito
Nunca nos deixam sozinhos.
-o-
Inspirado, nosso amigo Euclides Cavaco escreveu este belo poema e Luis Salsa com sua bela voz faz dele uma bonita canção. "A verdadeira amizade é uma das maiores preciosidades da vida". Para ouvir acesse: http://www.euclidescavaco.com/Fados_E_Musicas/Canto_a_Amizade/index.htm

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sem controle


"Sabe quando estamos ainda na escola, e fazemos aquelas brincadeiras, de com quantos anos vamos casar, quantos filhos teremos, e planejamos nosso futuro?, ele sempre parece perfeito. Quando crescemos e começamos a ter nossos primeiros relacionamentos, já percebemos que não é bem assim. E fica cada vez mais difícil de encontrar aquela pessoa que idealizamos.
Muitas vezes, caímos no erro de ficar com uma pessoa que não é como queríamos, mas sonhamos que ela possa ser, e logo em seguida, nos frustramos. Outras vezes, ficamos com uma pessoa, que sim, é a pessoa que idealizamos, mas não rola a tal química, tanto física, quanto psicológica.
Caramba, o que parecia ser tão fácil, por que está tão difícil? Porque não temos controle sobre o amor, o amor nem sempre é simples, nem sempre conseguimos gostar de quem gosta da gente, ou de quem tem a vida tranqüila. Não escolhemos de quem vamos gostar, simplesmente gostamos, amor não tem razão.
Queremos escolher se será loiro ou moreno, magro ou gordo, mais velho ou mais novo, e quando vemos, estamos apaixonados por tudo aquilo que dissemos não ser “nosso tipo”.
Não sei se isso faz parte do destino, nem acredito muito em destino, acredito no “livre arbítrio”, mas cada vez mais percebo que não temos controle total sobre a nossa vida, nem todas as nossas escolhas, aquelas que parecem fáceis, conseguimos escolher. A vida realmente é um mistério, e principalmente na parte dos relacionamentos.
Não planeje tanto o futuro, deixe acontecer, viva o presente, viva intensamente o que estiver sentindo, sem saber no que vai dar, é assim que funciona. Abra a cabeça, dê uma chance a você e a outra pessoa, não existe perfeição."

“Pra quem não sabe amar, fica esperando alguém que caiba nos seus sonhos” (Cazuza)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Seja Leal (Maharaji)

Seja leal ao seu coração.
O coração não vai lhe dizer para onde ir ou o que fazer.
O coração não diz essas coisas.
Ele não diz: "Eu quero me associar a isso" ou “Embarque nessa”. Não.
O coração diz apenas uma coisa: "Esteja pleno". Só isso.
Seja leal a ele. Seja leal a essa respiração que entra e sai de você, assim como ela é leal a você.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Presente

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa desconhecido.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dr. JESUS CRISTO


Consultório: Em toda a parte;

Formação: Médico Cirurgião;

Graduação: Filho de Deus;

Médico Auxiliar: O Espírito Santo;

Sua Especialidade: O impossível;

Seu Instrumento: O poder;

Seu Favor: A Graça;

Seu Livro De Receitas: A Bíblia;

Doenças Que Cura: Todas;

Preço Do Tratamento: A fé;

Sala De Cirurgia: O altar;

Seu Hospital: A Igreja;

Sua Dieta: Oração e Jejum;

Seus Exercícios: Boa Obras e Frutos;

Horário De Consulta: 24 horas, por dia.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Para você que perdeu alguém querido

Imagino a dor que passa quem perde um ente querido.
Não existe uma fórmula para alívio mas, a dor existe para ser superada, e não para se deixar levar.
Jamais se deve desacreditar de Deus, somente o tempo irá aliviar a dor.
Quando ocorre a morte, só Deus para dar a força que é necessária neste momento e não há mais nada o que fazer. A alternativa é ir tocando a vida uma vez que ela continua, ainda para quem fica e, com o passar do tempo tem que aprender a viver sem o ente querido que partiu.

Esquecê-lo, a pessoa não irá jamais mas, conformar-se, sim.
É importante ser forte. Tentar não ficar o tempo todo entristecido e sofrendo pois, quem morreu não consegue descansar em paz.
É difícil ser forte, porque quando bater aquela saudade, quem ficou irá chorar, irá sentir a falta da presença de quem não está mais ao seu lado, fisicamente, porém, tem de seguir a sua vida, procurar um lugar onde possa se sentir bem. Imaginar, que o ausente está te olhando.
Imaginar que o ausente gostaria que você não sofresse tanto assim.
Você no lugar dele, gostaria de vê-lo como você está agora?Acredito que não, assim como ele não gostaria, ou não gosta de ver quem ficou, a caminho de uma depressão.
Acredite que a missão dele aqui na Terra terminou na hora exata. Agora ele está em um lugar melhor.
De qualquer forma sua vida tem que continuar. Não deve desistir, um dia vocês irão se reencontrar.
Nós estamos preparados para quase tudo nesta vida, menos para aquilo que nós temos certeza que um dia nos acontecerá, a morte...
Orar e pedir a Deus para nos trazer paz e tranqüilidade é a nossa “tábua da salvação” .

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Confia sempre

“Confia sempre, não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para frente, erguendo-o por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa, e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos. são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.”

domingo, 3 de agosto de 2008

Jesus no coração

Uma pessoa que tem Jesus no coração não toma conhecimento dos invejosos ou detratores, pois sabe que eles são dignos de piedade; nem dos frustrados, que são pontos mais avançados que os invejosos; dos que, inseguros, temem o seu semelhante; do maldizente, que acaba ferindo-se com a própria língua; do que, com a arma da vilania, que é tão cruel como o revólver, procura atingir o que passa ao seu lado, despreocupado. A vida é constante lição, que só os ignorantes, os ausentes de amor, os cegos pelo poder, posição ou dinheiro não têm condições de enxergarem. Tendo Cristo no coração, os inimigos gratuitos passam como nuvens negras pelo céu da vida.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O amor

Somente o amor é soberano e forte e também humilde e grandioso, belo e gratificante. Comece a pessoa a aumentar a sua capacidade de amar e a sua vida cresce em dimensões que jamais sonhou. O amor forma em torno da pessoa tal auréola de grandeza espiritual que, além de fazê-la feliz, ainda proporciona a oportunidade de levar a felicidade aos seus semelhantes, granjeando para quem o faz mais simpatia e ventura. Em sendo incomensurável, o amor é, além de tudo, a alavanca adequada para se poder levantar espiritualmente o mundo, tão necessitado dele quando carente de compreensão e paz.