terça-feira, 30 de junho de 2009

A vida é bela

Todos os homens podem, e devem, em qualquer circunstância, considerar que a vida é bela e viver de acordo com isso. Ninguém tem motivos para a considerar desprovida de nobreza e grandiosidade. A dor e as contrariedades sempre fizeram parte da vida dos homens, e nem por isso eles deixaram de a amar.
Mas acontece que nesta vida se sofre realmente, e que - ao contrário do que antigamente sucedia - aqueles que sofrem são agora muitas vezes abandonados pelos outros, e têm de viver sozinhos com a sua dor. À qual se acrescenta, então, a dor enorme da solidão.
Sempre houve doentes e anciãos, mas antigamente eram considerados um tesouro. Agora não passam de um estorvo... E é só por isso que hoje se fala em eutanásia, quando no passado havia apenas o suicídio: o suicídio é uma decisão pessoal; a eutanásia acabará por ser uma imposição da sociedade.
Há em muitas cabeças uma noção da vida que é chocantemente pobre, desagradavelmente rasteira, tristemente vazia. Consiste em olhar para a vida de uma forma utilitária, com base numa concepção egoísta e em critérios apenas económicos: se uma vida não é útil - se não é produtiva, se não proporciona todo o prazer - então não tem razão de ser. Pode eliminar-se, como se elimina um automóvel velho ou sem conserto, um par de sapatos rotos, uma camisola demasiadas vezes remendada.
E nem sequer é nas pessoas muito doentes, ou nos idosos que estão perto da morte, que essa mentalidade é frequente. Não. É nos outros, nos que estão convencidos de que ainda vão ficar aqui muito tempo e se acham no direito de construir uma sociedade com regras que lhes parecem mais perfeitas do que as da natureza, livres de quaisquer critérios e valores que não sejam os económicos e os do bem estar.
A grande questão da eutanásia não consiste em se cada pessoa pode, ou não, ter a liberdade de escolher o seu destino. E também não reside em se uma pessoa pode pedir a outra que a mate.
É ainda pior do que isso: a questão está em que o triunfo desta visão utilitária da vida levaria – como, de resto, já está a suceder na Holanda - à eliminação de pessoas que, não querendo elas mesmas acabar com a vida, são consideradas inúteis por uma sociedade que se tornou materialista (a decisão é transferida para os médicos e para os familiares, e para os parlamentos, que muitas vezes estão ansiosos por se verem livres de um fardo).
Assim é que desaparece realmente a liberdade de escolher o próprio destino, e as pessoas se tornam em objectos à mercê dos interesses económicos e dos falsos critérios de utilidade social.
É muito fácil aproveitar-se da extrema debilidade - física e emocional - de um doente terminal. Até para o convencer das presumíveis vantagens de uma "morte doce". Muito mais fácil do que proporcionar-lhe todo o apoio e carinho de que necessita para levar a vida até ao fim - sem desistir - e morrer com verdadeira dignidade.
A dor é também uma falsa questão. A medicina sabe tirar a dor, e o resto... aguenta-se. O pior é a solidão e o abandono. Isso é que é difícil de suportar. E tem uma solução bem simples... Bastaria que todos os que estão à volta do doente olhassem para aquela vida - para a vida - sem egoísmo.
(Paulo Geraldo)

sábado, 27 de junho de 2009

Amizade e Companheirismo (Fafá Lima)


“Quantas vezes nos perguntamos como será o amanhã… Será que encontramos a resposta certa… O amanhã deveria mudar para o agora, neste momento. O mesmo pode acontecer em nossos lares, com nossos amigos, companheiros.
Quantas vezes erramos por achar que o amanhã seria um novo dia, deixamos por comodismo ou quem sabe até por preguiça não damos um abraço amigo, não perdoamos quando devíamos ter perdoado, não somos honestos nem conosco nem com nosso próximo. Porque é mais fácil deixarmos para amanhã. Só que muitas vezes o amanhã é tarde demais para nos acalentar, para nos orientar.
E o amanhã deve ser o agora neste momento. Então nunca deixe para amanhã o que você pode fazer agora.
Vá, dê seu ombro amigo, seu abraço, seu sorriso, seu perdão, suas palavras de carinho.
Seja companheiro, seja amigo acima de tudo. Quem sabe, desta forma, quantos dissabores deixarão de existir. Quantas lágrimas deixarão de cair. E se houver de cair lágrimas que sejam lágrimas de alegria, de emoção.
Ser companheiro e honesto consigo mesmo exige forças muitas vezes além dos nossos limites, mas vale a pena. Quando este companheirismo nasce de dentro pra fora, ele nasce com muita força e amor.
Com o amor, companheirismo, honestidade nada é impossível.
Com o amor construímos uma humanidade melhor, mais humana com nossos semelhantes.
Quando o amor, honestidade unidos com o companheirismo andam juntos conseguimos servir e construir um mundo bem melhor.”

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pensando bem... (Luis Fernando Veríssimo)

Pensando bem em tudo o que a gente vê e vivencia e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente.
Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa faz tudo certinho!
Chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas, mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas. Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça, perder a hora, morrer de amor...
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar que é pra na hora que vocês se encontrarem a entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa. Essa pessoa vai te fazer chorar, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas.
Essa pessoa vai tirar seu sono.
Essa pessoa talvez te magoe e depois te enche de mimos pedindo seu perdão.
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você.
Vai estar o tempo todo pensando em você.
A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo, porque a vida não é certa.
Nada aqui é certo!
O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo,conseguindo...
E só assim, é possível chegar àquele momento do dia em que a gente diz: "Graças à Deus deu tudo certo"
Quando na verdade, tudo o que Ele quer é que a gente encontre a pessoa errada pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito pra
gente...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Melhor...


domingo, 14 de junho de 2009

Tempo

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ladrão de corações


É dito que Deus é um ladrão de corações! O mundo inteiro pertence a Deus. Todos vocês pertencem a Ele, embora possam não saber disso. Portanto, Ele pode tomar qualquer coisa de qualquer um. Ele é o Senhor do éter, do vento, do fogo, da água e da terra; Ele pode transformar o céu em terra e a terra em céu. Ele também pode pegar os corações das pessoas e os preencher com Amor. Quando as pessoas provarem a doçura do Seu Amor, elas não desejarão qualquer outra coisa. É por isso que Ele é chamado de "o ladrão de corações" (Chittha Chora). Reze a Ele: "Ó Deus! Entre também em meu coração e o preencha com amor, de forma que eu possa amar todos os seus filhos, em todas as terras". Nunca deseje o que pertence aos outros. Não reclame dos outros, mas, se você precisar, fale somente sobre o bem que existe neles. (Sathya Sai Baba)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tenha visão

“A visão determina o apego, a tristeza, a paixão etc. Você é o ser mais nobre jamais criado e, por isso, precisa desenvolver a visão que não enxerga altos ou baixos, a visão que vê todos preenchidos com a Divindade e, desse modo, não diferentes uns dos outros. Adi Shânkara declarou: 'Torne sua visão carregada de sabedoria; então, o que é visto aparecerá em sua verdadeira luz como Deus.'
O Deus em você também está em todos. Não imagine que os outros são diferentes; eles são somente você em várias formas diferentes. O mundo está preenchido de amigos e parentes; todos são centelhas da mesma chama.”

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Germinação


Durante o verão, a terra aquece e se torna incultivável. Assim que chove, os brotos germinam e a terra se torna verde. De onde vêm os novos brotos? Das sementes jogadas na terra. Se não houvesse semente alguma, as novas plantas nunca brotariam. Do mesmo modo, as ações passadas são as sementes para os nascimentos humanos. Sua vida presente é uma reação, um reflexo e uma ressonância de suas ações passadas. Por esse motivo, você é aconselhado: "Seja bom, veja o bem e faça o bem".

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Poema