segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dizer não


Diz NÃO à liberdade que te oferecem, se ela é só a liberdade dos que a querem oferecer. Porque a liberdade que é tua não passa pelo decreto arbitrário dos outros.
Diz NÃO à ordem das ruas, se ela é só a ordem do terror. Porque ela tem de nascer de ti, da paz da tua consciência, e não há ordem mais perfeita do que a ordem dos cemitérios.
Diz NÃO à cultura com que queiram promover-te, se a cultura for apenas um prolongamento da polícia. Porque a cultura não tem que ver com a ordem policial mas com a inteira liberdade de ti, não é um modo de se descer mas de se subir, não é um luxo de «elitismo», mas um modo de seres humano em toda a tua plenitude.
Diz NÃO até ao pão com que pretendem alimentar-te, se tiveres de pagá-lo com a renúncia de ti mesmo. Porque não há uma só forma de te negarem negando-te, mas infligindo-te como preço a tua humilhação.
Diz NÃO à justiça com que queiram redimir-te, se ela é apenas um modo de se redimir o redentor. Porque ela não passa nunca por um código, antes de passar pela certeza do que tu sabes ser justo.
Diz NÃO à verdade que te pregam, se ela é a mentira com que te ilude o pregador. Porque a verdade tem a face do Sol e não há noite nenhuma que prevaleça enfim contra ela.
Diz NÃO à unidade que te impõem, se ela é apenas essa imposição. Porque a unidade é apenas a necessidade irreprimível de nos reconhecermos irmãos.
Diz NÃO a todo o partido que te queiram pregar, se ele é apenas a promoção de uma ordem de rebanho. Porque sermos todos irmãos não é ordenarmo-nos em gado sob o comando de um pastor.
Diz NÃO ao ódio e à violência com que te queiram legitimar uma luta fratricida. Porque a justiça há de nascer de uma consciência iluminada para a verdade e o amor, e o que se semeia no ódio é ódio até ao fim e só dá frutos de sangue.
Diz NÃO mesmo à igualdade, se ela é apenas um modo de te nivelarem pelo mais baixo e não pelo mais alto que existe também em ti. Porque ser igual na miséria e em toda a espécie de degradação não é ser promovido a homem mas despromovido a animal.
E é do NÃO ao que te limita e degrada que tu hás de construir o SIM da tua dignidade.
(Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A Idade do Ouro


“Cedo, a Idade do Aquário acarretará grandes perturbações que farão compreender aos que sobreviverem que há leis a respeitar. A nova vida que se prepara excederá qualquer imaginação pela sua beleza, seu esplendor e sua harmonia. Porque todas as criaturas que são dispersas no mundo e trabalham no segredo da investigação do Reino de Deus, reencontrar-se-ão e agirão por meios grandiosos, e as fortalezas da ignorância, materialismo, o despotismo, desmoronar-se-ão. Digo-vos e será como vos digo: nada poderá impedir o advento da nova Época, da Idade de Ouro.”

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Bem Mais Precioso: A Vida


Quantas vezes aconteceu de desperdiçar vossa vida correndo atrás de aquisições que não são tão importantes quanto a própria vida. Você já pensou nisso antes? Se pusesse a vida em primeiro lugar, se cuidasse, protegesse, se a conservasse com a maior integridade, a maior pureza, teria cada vez mais oportunidades para obter o que deseja. Pois é precisamente essa vida limpa, iluminada, intensa que pode proporcionar-lhe tudo.
Pelo fato de estar vivo, você crê que tudo está permitido. Mas não, quando você trabalha durante anos para satisfazer vossas ambições, você se encontra um dia tão exausto, tão cansado de tudo, que se colocar numa balança o que haveis ganhado e o que haveis perdido se dará conta de que perdeu quase tudo em detrimento de muito pouco. Quantas pessoas dizem: ” Tenho a vida, posso servir-me dela para conseguir tudo o que desejo: dinheiro, prazeres, conhecimentos, sucesso…” Então se apossam de tudo e quando não lhes resta nada precisam interromper todas as suas atividades. Não há sentido atuar desta maneira pois ao perder a vida, se perde tudo.
O essencial é a vida, e deveis protegê-la, purificá-la, reforçá-la, eliminar o que a dificulta ou bloqueia porque graças à vida obtereis a saúde , a beleza, o poder, a inteligência, o amor é a verdadeira riqueza.
Posteriormente, o trabalho é para embelezar sua vida, para intensificá-la, para santificá-la.
E de repente sentirá: esta vida pura, harmoniosa alcançará outras regiões onde atuam uma multidão de entidades que depois virão inspirá-los e ajudá-los.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Porque os amores se perdem (Letícia Thompson)


O mais difícil de entender quando os amores acabam, são os porquês. Porque duas pessoas que se encontraram e se encantaram, viveram um amor que parecia indestrutível, se separam?
Por quê o amor geralmente acaba de um lado só e é o outro que fica chorando e querendo entender as razões? Costumo comparar casais a chave e fechadura. Nem toda chave abre todas as portas e é necessário encontrar aquela exata que vai se encaixar perfeitamente e tudo será possível.
Amores deveriam ser eternos, mas nem sempre são.
Mas a gente acredita que cada vez que alguém toca nosso coração e entra, que é definitivo. Um casal que se apaixona de início, sem que um tenha tido o tempo de desnudar o outro nas suas verdades, acredita nessa chama e até briga por ela muitas vezes.
E cria-se sonhos, planeja-se o futuro… Enquanto isso os dias vão passando, toma-se menos cuidado em manter a magia e a parte dos dois que é mais sonhadora começa a sentir-se incomodada. Dá medo. Medo de ter que olhar bem nos olhos da realidade e dizer: acabou!
Medo de ter que se confessar a si próprio que ainda não foi aquela vez! Medo da solidão, de ter que recomeçar… Não são as decepções que matam o amor. Se assim fosse, não existiriam perdões e reconciliações. O que mata o amor é simplesmente a tomada de consciência de que o outro não é o ser sonhado. É como acordar depois de um longo sono e lindos sonhos. O outro está ali, é a mesma pessoa, mas aquela neblina que dava a impressão de irrealidade já não mais existe. E isso não acontece da noite para o dia, como se costuma pensar.
É algo que vem com os dias, os hábitos, as monotonias. Um percebe, o outro não. Um começa a se sentir angustiado e o outro continua acreditando ou finge que acredita. E quando a gota que faz transbordar o vaso chega é o mundo todo que desmorona. Porém, tudo não fica definitivamente perdido. Sobra de um lado a dor, e os porquês, um resto de amor que teima em ficar no fundo como o vinho envelhecido na garrafa e do outro o coração dividido por não poder reparar erros cometidos e a vontade de continuar em busca de outros horizontes. Sobra para os dois a ternura e a lembrança dos momentos passados juntos.
Por que corta-se relacionamentos, mas não se apaga momentos, mesmo que a gente queira. Vivido é vivido, feliz ou infelizmente. Inútil é querer resgatar um amor que resolveu partir pra outras direções. Quanto mais apega-se, mais ele se afasta. E quanto mais se afasta, mais dói no outro a incompreensão. É uma roda da qual é difícil de sair. E é uma pena, pois os corações não merecem isso.
Quando a questão é amor, não existe justo ou injusto. Existe o que ama, e o que não ama mais. Precisamos aceitar que o outro não tenha os mesmos sentimentos, mesmo se isso nos faz mal, por que se o amor não for livre para se instalar onde realmente deseja, ele perde toda a razão de ser.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Andando nos caminhos da vida à procura de vida para a vida...


Caminhos vitais…
Ao longo da vida vamos andando por trilhos
Trilhos de serenidade, trilhos de sarilhos
Mas de todos, tiramos ilações
De todos, criamos ponderações
São todos caminhos úteis ao nosso viver
São os caminhos que nos fazem encontrar o nosso verdadeiro ser
Na vida entramos nos caminhos do amor, da paz, da amizade
Em busca de realização, em busca de felicidade
Caminhos direitos, caminhos sinuosos
Caminhos certos, caminhos duvidosos
Todos nos dão capacidade de voar, todos eles nos dão forças para lutar
Lutar contra o tempo, lutar contra a imperfeição
Uma batalha que se quer vencer, um gládio de emoção
No qual entramos não só com a razão mas também com o coração
Continuo o meu caminho, o meu trilho, a minha direção
Em busca de algo mais, em busca de fascinação
Busco alguém, busco uma paixão
Paixão essencial para a minha vida fermentar
Fermentar em alegria, fermentar em vitalidade
Para feliz ser no futuro e não só na atualidade
E pode-la preservar para toda a eternidade…
-João Paulo S. Félix-