segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Respeito e tolerância


Respeito e tolerância são virtudes essenciais para o fundamento da paz, tanto desejado pelo mundo inteiro. Todos nós somos dependentes entre si e a convivência é uma virtude que contém dentro de si o respeito e a tolerância.
"Virtudes são valores que movem os seres humanos. São virtudes que transformam as práticas para que sejam benfazejas à vida dos seres humanos e da Terra, nossa casa comum. Estamos entrando na era da ética mundial, que se realiza em algumas virtudes indispensáveis para um outro mundo possível. Elas são a hospitalidade, a convivência, o respeito, a tolerância e a comensalidade. O estudo acurado destas virturdes não objetiva fazer-nos mais ilustrados, porém mais virtuosos. Só assim começa a longa caminhada de transformação que nos permitirá sobreviver, nos devolver e ainda irradiar tais virtudes”.
(BOFF, 2006)
“Todos devemos alimentar a hospitalidade de uns para com os outros, pois, como dizem as Escrituras judaico-cristãs, todos somos hóspedes nesta Terra e não temos aqui morada permanente”. (BOFF, 2006)

Nenhum comentário: